A obesidade é um importante problema de saúde pública, tendo sido considerada pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S) a epidemia global do século XXI.
O tratamento da obesidade deve ser enquadrado numa abordagem multidisciplinar, de forma a ser oferecido a cada paciente a (s) melhor (es) alternativa (s) terapêutica (s).
O tratamento endoscópico da obesidade está indicado em determinados grupos de pacientes.
O
Balão Intra-gástrico (BIG) é actualmente o
tratamento endoscópico da obesidade clinicamente validado, (existem outros métodos / dispositivos, actualmente em estudo e que poderão vir a constituir alternativas válidas). É um método minimamente invasivo, não cirúrgico, efectuado em regime de ambulatório, (i.e., não necessita de internamento).
O
BIG é uma prótese fechada de silicone, que é introduzida com controlo endoscópico, sob anestesia / sedação intra-venosa, sendo preenchida por uma solução de soro fisiológico e azul-de-metileno, (um corante), adquirindo uma forma esférica, no interior do estômago. Ao ocupar parte da cavidade gástrica diminui a sua capacidade de reservatório, induzindo uma sensação de saciedade precoce, reduzindo assim a capacidade de ingestão dos alimentos. Por outro lado promove um atraso do esvaziamento do estômago, diminuindo assim a sensação de fome / apetite.
O
BIG pode permanecer no interior do estômago por um período de 6 meses, e deve ser enquadrado numa abordagem multidisciplinar, na qual a aquisição de novos hábitos alimentares e a instituição de um programa de exercício físico, adequado a cada paciente, são parte integrante e fundamental. O balão, pelos efeitos atrás descritos, facilita a adaptação progressiva à nova dieta hipocalórica. A manutenção dos novos hábitos alimentares e do exercício físico, após a remoção do BIG, constituem os factores críticos para a manutenção do peso alcançado.
A perda ponderal média, obtida com o BIG, é de cerca de 15 kg, variando em função do peso inicial e do cumprimento rigoroso das medidas alimentares e de exercício.
O
BIG é um método terapêutico seguro e bem tolerado. Após a fase inicial de adaptação do estômago à presença do BIG, (primeiras 48-72 horas), altura em que é de esperar a ocorrência de alguns sintomas tais como náuseas, vómitos e desconforto abdominal, de intensidade variável, o paciente pode, em regra, retomar as suas actividades diárias sem quaisquer restrições.
O BIG pode ser o método indicado no tratamento do seu caso – Contacte-nos.